Subscribe via RSS Feed
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

WOL – Wake on LAN – Ligando máquinas através da rede!

24 de outubro de 2009 2 Comments

Wake on LAN é um padrão desenvolvido pela AMD para que computadores conectados na rede possam ser ligados via rede!

Para que essa feature funcione é necessário que sua placa de rede e sua motherboard suporte o WOL. A grande maioria das placas já suportam essa tecnologia (que é bastante antiga, criada em 1996) e a comunicação entre a placa de rede e motherboard vem integradas (PCI 2.2).

Essa tecnologia é independente de Sistema Operacional. Para habilitar, basta acessar a BIOS e habilitar o Wake on LAN (essa opção fica geralmente da parte de gerenciamento de energia). Habilitando, a placa vai ficar “escutando” a rede e em “standby mode”,  quando chegar um “Magic Packet” seu computador será ligado. 

Um “Magic Packet” trabalha em UDP e deve ser encaminhado na rede via broadcast (já que o computador está desligado) com o mac-address do computador a ser ligado. No payload desse pacote vem o mac-address do alvo 16 vezes. Quando a placa reconhece esse pacote ela liga!

Para computadores que estejam em outra rede (ou internet), é preciso habilitar no roteador onde se encontra a rede do computador alvo  o “ip directed broadcast” para habilitar broadcast na rede (geralmente bloqueado para evitar ataques)

Para usuários domésticos que utilizem a internet com modem roteado, basta fazer uma regra de port-forward encominhado uma porta UDP para um especifico endereço ip/mac-address. Logicamente, o roteador não conhece esse endereço porque o computador estará desligado, assim, ele encaminhará o pacote para toda rede via broadcast. 

Softwares para mandar “Magic Packets”:

Para uso doméstico recomendo o software  “Wake on Lan – Magic Packet”.

http://www.depicus.com/wake-on-lan/wake-on-lan-gui.aspx

Há também softwares profissionais no mercado que fazer uso dessa tecnologia:

Lieberman Software – User Manager Pro™
Intel® – LanDesk® Management Suite
IBM® – Tivoli®
Computer Associates™ – Unicenter TNG®
HP – OpenView NNM NT

Tela do Lieberman Software:

 

Cabos para conexão Placa de rede x Motherboard

 As motherboards mais antigas que não utilizam PCI 2.2 precisam de um cabo especial para comunicação com a placa de rede.

Exemplo: 

 

WOL – Exemplo de uso pela internet

Nesse exemplo estou utilizando a motherboard P5N-SLI com placa de rede onboard PCI 2.2 e um modem ADSL Thomson TG508.

Passo a passo

Computador a ser ligado (alvo):

- habilitar wake on lan na BIOS (geralmente em gerenciamento de energia);

- anotar endereço mac-address da placa;

- configurar roteador ADSL com port-forward de uma porta qualquer UDP. No meu exemplo criei a regra “wakeonlan” para encaminhar a porta 3329 UDP e TCP para meu computador (192.168.1.3);

 

- desligar o computador. O computador fica desligado mas a placa de rede fica em standby mode.

 

Computador remoto:

- baixar e executar o software “Wake on lan – Magic Packet”;

- fornecer o mac-address do alvo, ip ou dns do roteador, endereço broadcast (apenas para o software funcionar, na verdade funciona unicast) e selecionar ”internet” e pronto!

 

 

 Pacote enviado:

 

Tudo muito simples! Essa feature pode ajudar a economizar energia em casa e também na empresa contribuindo com a TI verde.

Seu ip é:
54.81.170.136

About the Author:

Comments (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Emerson disse:

    Estou escrevendo o artigo da Wikipedia com base no seu artigo. Ainda tenho muito a escrever, mas o deu post será de fundamental importância e já está incluído nas referências.
    Grato,
    Emerson Matsukawa

  2. JAIR SCAFFI disse:

    Muito bom, estou desenvolvendo um projeto de apresentação dessa técnologia no meu curso obtive exito somente em rede lan to trabalhando em cima da questão wake on lan através da Wan.

    Obrigado…

Leave a Reply