Subscribe via RSS Feed Connect on Google Plus Connect on LinkedIn
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...Loading...

GNS3 – Um emulador com softwares reais da Cisco

23 de fevereiro de 2013 1 Comment
ShareTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInShare on Google+Share on FacebookPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

GNS3 é um software gráfico que emula um roteador Cisco. Nele é possível colocar a própria imagem da cisco (IOS). O GNS3 na verdade é apenas a "cara" gráfica, por trás roda o dynamips/dynagen que é o software criado para emular roteadores Cisco.

Montar um LAB real envolve colocar equipamentos no rack, cabeamento, etc etc…Para testes simples de funcionalidade e análise de comportamento de um determinado protocolo ele pode ser muito interessante pela facilidade da montagem do ambiente.

Para estudos de certificação, a Cisco possui um simulador para o CCNA: o packet-tracer. Mas quem quiser avançar nos estudos CCNP e CCIE por exemplo, deve levar em consideração esse cara pois como ele emula o próprio software da Cisco e portanto, não há limitação de funcionalidades como no packet-tracer…

 

Para instalar, baixe o do site GNS3: http://www2.gns3.net/download

(Caso o site não exista mais, fazer download aqui da versão para 64 bits.)

Versão nova, atualizado dia 05/07/2013: GNS3-0.8.4-all-in-one.exe

Versão nova, atualizado dia 18/09/2013: GNS3-0.8.5-all-in-one.exe

Configuração  Básica

A primeira coisa é configurar as imagens (IOS) para seu respectivo equipamento.

 

1- No menu "Edit" clicar em "IOS images and hypervisors":

 

2- Na janela de configuração de "IOS images and hypervisors", coloque as imagens reais da Cisco com seu respectivo modelo de equipamento.

 

 

Obs: Os softwares devem ser adquiridos pela Cisco (pago), porém é facilmente encontrado na Internet.

 

3- Arraste o equipamento para o centro da tela do GNS, use o "cabeamento" necessário para interligação e crie sua topologia de acordo com seus estudos ou testes.

 

 

Outras funcionalidades:

É possível fazer com que sua interface de rede seja a interface do seu roteador Cisco no GNS3 permitindo que você possa interligar o equipamento emulado com sua rede!

Por isso, para testes mais elaborados dentro de uma mesma máquina, sugiro colocar o GNS3 em uma máquina virtual. Assim você pode criar várias interfaces virtuais e alocar para seus roteadores emulados! A vantagem de ter mais interface é poder fazer com que outras máquinas virtuais (linux, windows) entrem nessa mesma rede alocada para o roteador para participar dos testes!

 

O GNS3 também pode emular equipamentos de outros fabricantes como os da  Juniper.

 

Também é possível criar uma máquina virtual usando Qemu ou Virtual Box e inserir na topologia!

 

Esse software é considerado "pirata" portanto, usem para fins acadêmicos (estudos de certificação) e ambiente de testes. Nada de colocar em produção hein ! :-).  

Seu ip é:
54.162.76.55

ShareTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInShare on Google+Share on FacebookPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

About the Author:

O autor trabalha com tecnologia de redes há 13 anos, participa de congressos no Brasil e no mundo, e contribui para melhoria de protocolos e sistemas com fabricantes de equipamentos de rede.